15/01/2015

Dragon Ball - Episódio 3 - A Nuvem Mágica do Tartaruga Genial

"A Nuvem Mágica do Tartaruga Genial"
Son Goku e Bulma interromperam temporariamente a sua busca pelas Bolas do Dragão para ajudarem a tartaruga Umigame a regressar ao mar.
Subitamente, quando já estavam quase a chegar ao oceano, surge no seu caminho um enorme urso bandido, o qual ordena a Son Goku que lhe entregue Umigame para fazer dele o seu almoço, já que tartaruga marinha é o seu prato preferido. Amedrontada perante tal ameaça, Bulma insiste que Son Goku dê a tartaruga ao bandido, mas o rapaz nega-se a fazê-lo.
Perante tal recusa, o urso bandido decide recorrer à violência e ataca Son Goku com a sua espada, mas o rapaz evita facilmente todas as investidas do seu adversário e, sem que ele tenha tempo de reagir, salta para o focinho do enorme urso e derruba-o com um único e potente soco entre os olhos. Bulma fica bastante impressionada com a enorme força do rapaz e, em seguida, os três retomam a sua viagem a caminho do mar.
Quando finalmente chegam à praia, Son Goku fica maravilhado com a beleza e a imensidão do mar, que ele nunca tinha visto antes. Umigame agradece a enorme ajuda e pede aos dois aventureiros que esperem um pouco na praia enquanto ele vai buscar-lhes um presente como recompensa pela boa ação.
Entretanto, Shu e Mai regressam ao castelo do Rei Pilaf e informam-no do sucedido no Vale do Dragão. Pilaf fica furioso, mas logo em seguida recebe uma chamada telefónica de alguém que lhe diz que existe uma Bola do Dragão na posse de um ancião chamado Tartaruga Genial, o qual vive numa pequena ilha longe dali. Shu e Mai preparam-se para partir em direção à dita ilha no seu hidroavião, mas Pilaf, receando que os seus dois subordinados arruínem mais uma missão, decide ir com eles desta vez.
Passado algum tempo, Umigame regressa finalmente à praia, trazendo sobre a sua carapaça um ancião calvo e de barbas brancas com um cajado, óculos de sol e uma carapaça de tartaruga às costas. O ancião apresenta-se como sendo o mestre de artes marciais Tartaruga Genial e, como forma de agradecimento pela ajuda prestada à sua tartaruga de estimação, decide oferecer um presente a Son Goku.
Inicialmente, o Tartaruga Genial chama a imortal Ave Fénix para, assim, conceder a vida eterna a Son Goku através dela, mas Umigame relembra o seu mestre de que a Fénix, afinal, tinha morrido por comer comida estragada... Assim sendo, o ancião opta por chamar a sua Nuvem Mágica e, poucos segundos depois, uma pequena nuvem voadora amarela surge no céu e pára perto deles, para espanto de Bulma e de Son Goku.
O rapaz pensa que tal nuvem seria para comer, mas o Tartaruga Genial diz-lhe que a Nuvem Mágica permite a uma pessoa com pensamentos puros montar-se nela e voar pelo céu. Decidido a fazer-lhe uma demonstração, o Tartaruga Genial tenta subir para a nuvem, mas acaba por cair através dela, provando assim que os seus pensamentos são impuros. Porém, Son Goku, graças à sua ingenuidade natural, não tem quaisquer problemas em manter-se em cima da Nuvem Mágica.
Ao mesmo tempo, Pilaf, Shu e Mai chegam finalmente à pequena ilha do Tartaruga Genial em busca da Bola do Dragão, mas encontram-na deserta. Pilaf decide então usar uma chave-mestra para abrir a porta da casa do ancião, mas, por mais que tente, vê-se incapaz de o conseguir. É então que Shu e Mai, os quais já haviam entrado por uma janela que estava aberta, lhe dizem que a própria porta já estava destrancada anteriormente e Pilaf acabou por trancá-la com a sua chave, fazendo assim o seu chefe sentir-se humilhado com tal demonstração de incompetência.
Na praia, enquanto Son Goku testa as capacidades da Nuvem Mágica voando pelo céu, Bulma pergunta ao Tartaruga Genial se também tem direito a um presente. O ancião diz-lhe que sim, mas apenas se, em troca, ela lhe mostrar as suas cuecas. Apesar do choque causado por tal proposta, a rapariga acaba por concordar e levanta o seu vestido de noite para lhe mostrar as cuecas, sem se aperceber de que não as tinha porque Son Goku lhas havia tirado anteriormente. Graças a isso, o Tartaruga Genial acaba por ver mais do que estava à espera e sofre uma hemorragia nasal perante tão agradável visão...
Enquanto o Tartaruga Genial pensa no que lhe há-de oferecer, Bulma repara que ele tem ao pescoço um colar no qual está pendurada a Bola do Dragão de três estrelas e pede-lhe isso como presente. O ancião conta que a encontrou há muitos anos no fundo do oceano e, por gostar muito da bola, hesita em oferecê-la a Bulma, mas rapidamente muda de ideias quando ela, para o convencer, levanta mais algumas vezes o seu vestido de noite. Em seguida, os dois companheiros despedem-se do Tartaruga Genial e seguem viagem, enquanto o ancião parte rumo à sua ilha completamente maravilhado...
Quando regressam à casa onde tinham passado a noite anterior, Bulma decide trocar de roupa antes de continuarem a viagem e só então se apercebe de que não tinha as suas cuecas vestidas, concluindo que o Tartaruga Genial tinha visto mais do que ela desejava. Ao ouvi-la a lamentar-se, Son Goku admite ter sido ele a despir-lhe as cuecas enquanto ela dormia, mas tranquiliza-a dizendo que ela conseguirá sobreviver apesar de não ter "bolas". Bulma, naturalmente, acaba por descarregar toda a sua fúria no rapaz...
Entretanto, na ilha do Tartaruga Genial, Pilaf e os seus lacaios desesperam por não conseguirem encontrar a Bola do Dragão dentro da casa quando, de repente, o ancião e Umigame regressam à ilha e se deparam com os invasores. Pilaf ordena-lhe que lhe dê a sua Bola do Dragão, mas o Tartaruga Genial conta que já a havia oferecido a uma rapariga na praia.
Perante tal revelação, Pilaf, Shu e Mai montam-se no seu hidroavião e preparam-se para partir em busca da bola, mas, para isso, Pilaf pede ao ancião que empurre o veículo anfíbio, que tinha ficado encalhado na areia, em direção ao mar. Apesar de contrariado, o Tartaruga Genial acaba por empurrar o hidroavião de Pilaf para a água, mas não sem antes lhe fazer um buraco consideravelmente grande no casco com o seu cajado.
Antes de Bulma e Son Goku continuarem a sua viagem, a rapariga decide também experimentar subir para a Nuvem Mágica, mas, tal como havia acontecido com o Tartaruga Genial, passa através dela e cai no chão. Frustrada, Bulma conclui que não consegue montar-se na nuvem apenas por ser demasiadamente bela, recusando-se assim a reconhecer os seus próprios pensamentos impuros.
Por sua vez, a água começa a entrar no hidroavião de Pilaf através do buraco no casco e o malvado rei e os seus dois lacaios apercebem-se disso tarde demais. Assim sendo, Pilaf, Shu e Mai nada podem fazer a não ser verem, horrorizados, a água a subir enquanto o hidroavião se afunda no mar, sendo o gorro de Pilaf a única coisa a subir até à superfície da água como prova do naufrágio...

Trivialidades da versão portuguesa:

  • O título deste episódio em Portugal é "A nuvem supersónica da Tartaruga Génio". É digno de destaque o facto de que, nestes primeiros episódios, o Tartaruga Genial era chamado de Tartaruga Génio, pois a mudança para o seu nome mais famoso apenas ocorreu uns episódios mais tarde.
  • Na versão original japonesa, pode ver-se sangue a jorrar da cara do urso bandido enquanto ele cai ao chão após Son Goku lhe ter dado um soco entre os olhos. No entanto, na versão portuguesa, os breves segundos em que se vê o sangue são omitidos.
  • Quando Umigame diz a Son Goku e a Bulma para esperarem na praia enquanto ele vai buscar-lhes uma recompensa pela ajuda que lhe deram, Bulma sugere que tal presente poderia ser a cassete da Urashima. Isso é uma referência à lenda japonesa de Taro Urashima, um pescador que um dia viu uma tartaruga a ser maltratada por rapazes na praia e salvou-a, devolvendo-a ao mar. No dia seguinte, apareceu-lhe uma enorme tartaruga que lhe contou que a tartaruga que ele salvara na praia era, na verdade, a filha do Imperador do Mar, que desejava vê-lo para lhe agradecer. Foi esta antiga lenda que inspirou o autor de Dragon Ball a incluir uma passagem semelhante na sua obra.
  • Outra das grandes censuras (e uma das mais famosas) da versão portuguesa foi a omissão da cena em que Bulma levanta o seu vestido de noite para mostrar as cuecas ao Tartaruga Genial, as quais Son Goku lhe tinha despido anteriormente enquanto ela dormia. Em Portugal, o ancião entrega simplesmente a sua Bola do Dragão a Bulma a troco de nada, apesar de ter inicialmente pensado em oferecer-lhe uma coleção de fatos de banho.
  • No seguimento da censura anterior, é também eliminada da versão portuguesa a cena em que Bulma finalmente se apercebe de que não tinha as suas cuecas vestidas e discute com Son Goku por este lhas ter retirado.

Sem comentários:

Enviar um comentário