06/01/2015

Dragon Ball - Episódio 1 - Bulma e Son Goku

"Bulma e Son Goku"
Esta história começa numa região paradisíaca e distante da civilização humana, a Montanha Paozu.
É aí que vive um jovem só, cuja única companhia é a natureza que o rodeia. Apesar de não ter contacto com nenhum ser humano, a sua personalidade alegre e positiva fá-lo ser feliz no meio dos animais que habitam na floresta.
No entanto, o rapaz é dono de uma força e de uma agilidade sobrenaturais, o que lhe permite não só manter o equilíbrio em cima de um enorme pedaço de tronco arredondado enquanto desliza por uma encosta como também o faz ser capaz de partir tal pedaço de tronco noutros mais pequenos apenas com a força das suas próprias mãos.
Dentro da sua pequena casa, ele guarda uma misteriosa bola de cristal cor-de-laranja com quatro estrelas vermelhas no seu interior e à qual ele chama de avô. O rapaz tem ainda como estranha particularidade o facto de possuir uma cauda de macaco.
Um dia, ao sair para procurar comida na floresta, o jovem encontra-se com um feroz tigre de dentes-de-sabre que o queria comer, mas ele é mais rápido do que o felino selvagem e consegue ludibriá-lo, fazendo-o cair num rio.
É nesse mesmo rio que o rapaz decide pescar e, mergulhando a sua cauda na água para usá-la como isco, depressa atrai um peixe gigantesco, o qual abate simplesmente com um único e certeiro pontapé.
Ao arrastar o enorme peixe pela estrada em direção à sua casa, o jovem é atropelado por um automóvel que por ali circulava a alta velocidade, mas apenas fica um pouco atordoado. Furioso por pensar que o carro era um monstro que lhe queria roubar o almoço, ele ergue o veículo no ar e atira-o violentamente contra o chão.
Do seu interior surge uma rapariga, que, assustada, pega numa pistola e dispara vários tiros contra o jovem, mas ele mal sente as dores provocadas pelas balas e fica ainda mais furioso, preparando-se para atacar a rapariga, a quem chama de fantasma. Perante tais palavras, ela sai do carro e afirma que é um ser humano, o que deixa o rapaz muito admirado.
Ele estranha o facto de ela ter um aspeto mais frágil do que ele, mas ela diz-lhe que isso é por ela ser uma rapariga. Tal revelação lembra-o de que o seu falecido avô lhe tinha dito para ser amável com as raparigas, caso algum dia visse uma. A jovem diz-lhe ainda que aquilo a que ele chamou de "monstro" é, na verdade, um carro e o rapaz conclui que ela veio de uma cidade, pois o seu avô já lhe tinha falado da existência dos carros e das cidades.
Seguindo o conselho do seu avô, o rapaz, disposto a ser simpático, convida a rapariga para almoçar com ele na sua casa e ela aceita. Pelo caminho, os dois apresentam-se mutuamente: ele chama-se Son Goku e ela chama-se Bulma.
Ao chegarem à casa de Son Goku, Bulma vê a bola de cristal do rapaz e, pegando-lhe, afirma que aquela é a Bola do Dragão que ela procurava. Son Goku arranca-lhe a bola das mãos e diz-lhe que o espírito do seu avô habita dentro dela, já que o ancião lha deu antes de morrer, mas, para sua grande surpresa, Bulma tira duas outras bolas de cristal exatamente iguais de dentro da sua sacola.
Bulma conta a Son Goku que encontrou a primeira daquelas bolas (que tem duas estrelas vermelhas no seu interior) no sótão da sua casa e decidiu pesquisar sobre o assunto, acabando por descobrir que era uma Bola do Dragão mágica. Son Goku quer saber mais sobre a história das bolas e Bulma decide contar-lhe.
Entretanto, numa sala sombria do seu castelo, o maléfico Rei Pilaf e os seus dois acólitos, Shu e Mai, encontram uma outra Bola do Dragão, a qual possui uma única estrela vermelha. Pilaf pensa poder usá-la sozinha, mas Mai conta-lhe que ela só terá utilidade se estiver junto às outras seis.
Perante o espanto do seu amo, Mai conta que existem no total sete Bolas do Dragão espalhadas pelo mundo, cada uma delas com um número de estrelas vermelhas que varia de uma a sete. Quando alguém conseguir reunir as sete bolas, Shenron, o deus dragão, aparece do seu interior e realiza um desejo a quem as encontrou. Ao ouvir isto, o Rei Pilaf decide que irá reunir as sete Bolas do Dragão para poder dominar o mundo...
De volta à Montanha Paozu, Son Goku fica admirado com a história das Bolas do Dragão e conclui que Bulma as quer reunir para pedir um desejo a Shenron. A rapariga conta que encontrou a bola de cinco estrelas num vale situado a norte dali e agora precisa da bola de Son Goku para pedir ao dragão que lhe dê um namorado. O rapaz recusa-se a dar-lhe a sua bola, mesmo depois de Bulma dizer que o deixava tocar-lhe no rabo em troca do precioso objeto.
Sem outra saída, Bulma opta então por convidar Son Goku a acompanhá-la na sua jornada pelo mundo em busca das restantes bolas e o rapaz, desejoso de conhecer o mundo e de tornar-se tão forte como o seu avô foi, aceita a proposta dela. Ao saírem da casa dele, Son Goku interroga-se sobre como vão conseguir encontrar as outras bolas e Bulma mostra-lhe o Radar do Dragão, um objeto que ela mesma construiu e que permite detectar as radiações emitidas pelas Bolas do Dragão.
Uma vez que Son Goku havia deixado o seu carro inutilizado, Bulma pega numa caixa que trazia consigo e retira lá de dentro uma das suas várias Cápsulas Hoi-Poi, da qual faz aparecer uma mota para que ela e Son Goku possam viajar. O rapaz, surpreendido com o que viu, afirma que Bulma é uma feiticeira, mas ela tranquiliza-o, explicando que as Cápsulas Hoi-Poi não são magia nenhuma e sim o resultado do progresso tecnológico.
Dada a explicação, Son Goku sobe para a mota de Bulma e os dois iniciam então a sua viagem a alta velocidade. No entanto, poucos quilómetros depois, Bulma decide parar para ir urinar atrás de uma colina e Son Goku espera por ela junto da mota. De repente, o rapaz ouve-a gritar e corre na sua direção. Ao chegar, vê que um enorme pterodáctilo a tinha capturado. Pensando que o dinossauro era amigo de Bulma e apenas queria conversar com ela, Son Goku deixa-o voar levando consigo a rapariga.
Aterrorizada, Bulma grita que o pterodáctilo não é seu amigo e quer sim comê-la, levando Son Goku a ir em seu socorro. O rapaz tem então a ideia de guiar a mota de Bulma e acelerá-la ao máximo para, assim, ganhar impulso suficiente para se lançar no ar em direção a ela, mas a mota depressa começa a perder altitude antes de Son Goku poder alcançar a sua companheira.
É então que Son Goku decide recorrer ao seu Bastão Mágico, o qual tem a capacidade de se alongar e atingir grandes distâncias. Deste modo, o rapaz ordena ao bastão que cresça até alcançar o pterodáctilo e, em seguida, bate violentamente com ele na cabeça do dinossauro, abatendo-o e fazendo-o largar Bulma. Son Goku consegue aterrar com os próprios pés, mas atira o Bastão Mágico na direção de Bulma, deixando-a pendurada numa falésia e impedindo assim uma queda fatal. Com tanta emoção, Bulma não aguenta mais e urina-se nas cuecas...
Resolvido este primeiro contratempo, Bulma e Son Goku retomam a sua viagem, deixando para trás a Montanha Paozu à medida que o sol se põe no horizonte e ignorando o que os espera ao longo da sua jornada pelo mundo em busca das Bolas do Dragão...

Trivialidades da versão portuguesa:

  • O narrador não diz o título deste episódio na versão de Portugal. No entanto, no ecrã pode ler-se logo no início o título francês "Le grand départ". Uma vez que a versão portuguesa foi diretamente traduzida da francesa, conclui-se que o título português deste primeiro episódio seria portanto "A grande partida".
  • Enquanto arrasta o enorme peixe a caminho da sua casa, Son Goku canta "Eu vou, eu vou, comer o peixe eu vou. Tem tantas espinhas e..." quando, de repente, é atropelado pelo carro de Bulma. Tais versos são adaptados da versão portuguesa da famosa canção "Heigh-Ho", a qual pertence à banda sonora do filme Branca de Neve e os Sete Anões, da Walt Disney, e que em Portugal se intitula "Eu Vou".
  • Quando Bulma lhe pergunta como se chama, Son Goku responde "Não sei. Eu era o menino bonito do meu avô." No entanto, na versão original japonesa, Son Goku sabe, de facto, o seu nome.
  • Ao contar a Son Goku qual o desejo que queria pedir a Shenron após reunir as sete Bolas do Dragão, Bulma afirma querer pedir toneladas de morangos ao dragão sagrado. Porém, o seu verdadeiro desejo é o namorado perfeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário